História do GPC

 

Durante os anos de 2010 e 2011, um grupo de psicanalistas vinculados à International Psychoanalytical Association (IPA), com residência e profissão estabelecidas em Curitiba (Andreas Z. Linhares, Cleuza M. L. Perrini, Edival A. L. Perrini, Edna M. R. Wallbach, Elizabeth Andrade e Silva, Fábia B. G. Herrera, Géo Marques Filho, João Carlos Braga, José Carlos Vasconcelos, Marcelo P. Loyola Netto, Márcio A. Johnsson, Marli Claudete Braga, Mauro P. dos Santos, Sérgio M. T. Trunci, Sérgio S. Kaio, Sionéa A. C. Souza, Solange L. C. Santos, Teresinha Souza, Vera M. Fischer e Vitor Bazzo Junior), privilegiaram verificar diferentes possibilidades de aprimoramento institucional. Deste modo, convidaram diversos psicanalistas, de diferentes sociedades psicanalíticas brasileiras, a visitar e compartilhar suas experiências clínicas psicanalíticas e institucionais.

Em 2 de março de 2012, o grupo realizou uma reunião com a presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI; na época, Sra. Gleda Araújo) e com o Chair da IPA para a América Latina (na época, Dr. Mauro Gus) para esclarecer os passos necessários para obter qualificação institucional como Study Group filiado à IPA.

Em 2 de maio de 2012, em Assembleia Geral Extraordinária presidida por Márcio A. Johnsson e secretariada por Edna M. R. Wallbach, com a presença dos psicanalistas listados acima, foi lida e aprovada por unanimidade uma carta, redigida por Andreas Z. Linhares e, em seguida, encaminhada à IPA (na época sob a presidência do Dr. Charles Hanly e sob a Secretaria-Geral do Dr. Heitor Gunther Perdigão) solicitando qualificação do grupo como Study Group pelo Site Visit Committee.

A solicitação foi aprovada após passar pelos trâmites institucionais da IPA e, em 25 de agosto de 2012, o grupo recebeu em Curitiba o Site Visit Committee da IPA, composto pelo Dr. Claudio José de Campos Filho e pela Psic. Miriam Catia Bonini Codorniz.

Fundação

Em 31 de janeiro de 2013, o grupo recebeu notícia da aprovação pelo Board da IPA do relatório apresentado pelo Site Visit Committee e, a partir disto, passou a ser aceito pela IPA e pela FEBRAPSI como Study Group (Grupo de Estudo). A partir disso, o grupo adotou a denominação de Grupo Psicanalítico de Curitiba (GPC) e o Site Visit Committee foi renomeado como Sponsoring Committee.

Os psicanalistas que assinaram a carta de solicitação à IPA são considerados Membros Fundadores do GPC.

No ano de 2013, o Sponsoring Committee realizou três visitas ao GPC, com uma agenda intensa de reuniões, discussões e apresentação de trabalhos objetivando a requalificação dos membros do grupo, elaboração do estatuto e regimento interno do instituto do GPC e outras questões necessárias ao aprimoramento institucional do Grupo. As atividades seguiram pelo ano de 2014, adicionadas às tarefas de progressão dos membros e efetivação de diferentes departamentos. Em maio de 2015, o Estatuto Social do GPC foi aprovado em Assembleia Geral. Em seguida, esforços foram dedicados à criação e aprovação dos Regimentos Internos dos Departamentos do GPC, incluindo o Instituto de Psicanálise (IP).

Em 2016, com a aprovação do Regimento Interno do IP, foi realizado o processo de seleção da primeira turma para formação em psicanálise. Após seleção da turma, foram iniciadas em 2017 as atividades letivas do IP.

O GPC é grato a todos os colegas que auxiliaram e aos que continuam a auxiliar no seu desenvolvimento institucional.

error: O conteúdo deste website é protegido e não pode ser copiado.