EDITAL – Setembro de 2022

COMUNICAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO PSICANALÍTICA NO INSTITUTO DE PSICANÁLISE DO GRUPO PSICANALÍTICO DE CURITIBA

O processo de formação no Instituto de Psicanálise do Grupo Psicanalítico de Curitiba passa a vigorar considerando os seguintes passos no processo de Seleção para formação psicanalítica em nossa instituição:

  1. Passamos a adotar o método de receber a inscrição dos interessados o ano todo, a partir de 01 de setembro de 2022. Qualquer interessado pode, a qualquer tempo, apresentar sua solicitação à Secretaria do Instituto de Psicanálise do Grupo Psicanalítico de Curitiba, seguindo as normas previstas.
  1. O solicitante, ao se inscrever no processo de seleção para a formação de psicanalista no IP, deverá apresentar obrigatoriamente:

a) Comprovação de graduação em Medicina ou em Psicologia;

b) Curriculum vitae onde deverão constar todas as suas atividades profissionais realizadas, atividades acadêmicas e qualificações, bem como o número de registro do diploma de graduação e a inscrição no respectivo Conselho Profissional. Portadores de diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão apresentar prova de revalidação do diploma, de acordo com as leis brasileiras;

c) Memorial escrito especificando sua trajetória de vida, a motivação para a procura da formação psicanalítica e experiências pessoais ou profissionais em áreas de contato com o mental, assim como suas experiências de análise pessoal e de supervisão;

d) Comprovação de estágio ou trabalho em serviço psiquiátrico, por um mínimo de 200 horas;

e) Requerimento ao Diretor do IP solicitando a inscrição no processo de seleção para a formação como psicanalista no IP do GPC;

f) Informação, por escrito, dos respectivos telefones, e endereços de residência, trabalho e correio eletrônico;

g) Pagamento da taxa de inscrição ao processo de seleção, no valor de R$850,00;

h) Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o solicitante desista do processo seletivo.

  1. Ficarão disponíveis aos interessados, através da secretaria do Grupo Psicanalítico de Curitiba as diretrizes referentes aos requisitos e aos procedimentos do processo de Seleção, assim como cópias do Regimento Interno do Instituto de Psicanálise do Grupo Psicanalítico de Curitiba.
  1. O processo de seleção do interessado inscrito, deverá ser iniciado no máximo em 90 (noventa) dias após confirmada a inscrição e a comunicação de seu resultado em no máximo trinta dias a contar da realização das entrevistas. As entrevistas serão obrigatoriamente presenciais.
  1. O período de exigência de cinco anos em análise com um analista em função didática no Grupo Psicanalítico de Curitiba começará a contar aos doze meses antes do início dos seminários teórico-clínicos.
    1. Uma vez aceito para formação psicanalítica no IP do GPC, o solicitante aguardará a comunicação da data de início dos seminários teórico-clínicos, a qual deverá ser feita com antecedência mínima de quinze meses.
    1.  O início dos seminários teórico-clínicos dependerá das possibilidades do Instituto de Psicanálise do Grupo Psicanalítico de Curitiba.
    1. Seguimos a orientação da International Psychoanalytical Association, (IPA), quanto as possibilidades de atividades curriculares virem a ser presenciais ou por via remota.

Géo Marques Filho

Diretor Presidente do GPC

Solange L. Caldas dos Santos

Diretora do IP do GPC

Curitiba, 1º de setembro de 2022

error: O conteúdo deste website é protegido e não pode ser copiado.